segunda-feira, 22 de maio de 2017

Prioridade

Como já sabem eu recuperei todo o peso que havia perdido e uma das caudas para que isto acontecesse foi ter deixado de dar prioridade para as coisas que são realmente importantes para mim.
Passei a ficar até mais tarde no trabalho e deixei de ir ao ginásio e mesmo o clima pesado do escritório só me fazia ficar mais ansiosa e com isto eu andava a comer o que não devia, perdi o foco.
A pesar do nosso trabalho ser importante para a nossa vida, temos que acreditar que há outros e que o mais importante é a nossa saúde física e mental.
Deixei de fazer horas e venho a correr para não perder uma aula no ginásio. Quanto à equilibrar a mente por causa da ansiedade que se agravou neste último ano, ando a pesquisar sobre meditação e equilíbrio de energias, temas que pretendo ir desenvolvendo mais aqui no blog a medida que for conseguindo trazer para a minha vida.
Namaste!

domingo, 21 de maio de 2017

A loucura está de volta

Dos exercícios que mais me ajudaram a queimar gordura o Body Attack foi um deles, é sensacional e muito louco, vale muito à pena.
Este domingo fui experimentar pela segunda vez uma aula chada Strong by zumba que na realidade tem muito de body attack, adorei e não perderei um domingo por nada.
Neste momento tenho o corpo moído mas sensação de dever cumprido.
Experimentem, vale muito à pena. Vou deixar o link do youtube de um resumo de uma aula do Body attack.



sábado, 20 de maio de 2017

Não sei por onde começar…

O melhor é começar por dizer que pode acontecer o que for, eu nunca vou desistir, farei acontecer quantos recomeços forem necessários e este é mais um, só não sei se este novo recomeço vai trazer resultados, mas isso não importa, o importante é persistir.

Nova personal trainer, pois o anterior teve uma conversa franca e acha que as coisas não estão a correr bem e que talvez se eu treinasse com uma mulher me sentisse mais à vontade. O que sei dizer é que fui, primeiramente, senti muita tristeza. Agora sinto um mal estar quando estou lá a treinar, mas também estou a apostar nesta nova etapa.

Este recomeço vai contar com um peso inicial de 92kg, era o que eu tinha no início desta jornada lá em 2013… e pensar que tinha conseguido já estar com 76kg e com uma auto-estima maravilhosa… 


Vamos a isso mais uma vez.

quarta-feira, 29 de março de 2017

Exercício: Not Ok


Ontem não consegui ir correr, pois já cheguei à casa por volta das 21h15m e com fome, não havia forças para sair. E hoje vai ser a mesma coisa, pois vou chegar no mesmo horário. É que está a haver uma greve parcial de transportes.

No entanto, é importante referir que faço todos os dias uma caminhada de 40min. 20min de manhã quando vou da estação até o trabalho e outros 20min no retorno à estação. Ano passado costumava usar o metro para ir da estação ao trabalho, mas este ano optei por fazer a caminhada, que até me obriga a um ritmo acelerado ou chego atrasada.

Se eu estivesse a chegar no horário normal, hoje dava para ir ao ginásio fazer uma aula de RPM (bicicleta) e Tabata (treino intensivo intervalado). Duas combinações bombásticas para queimar muitas calorias. Recomendo vivamente o tabata, basta meia hora ou 20min por dia para ajudar, e se não podes ir ao ginásio há no Youtube muita gente a ensinar, convém que seja um canal de confiança, por exemplo do Bruno Salgueiro que é um profissional da área.

 
Conto poder amanhã regressar ao meu horário normal e se assim for, vou ao ginásio.

terça-feira, 28 de março de 2017

Corrida: Ok

Ontem, eu fazia intenções de ir ao ginásio, mas sai tarde do trabalho e só cheguei em casa às 20h.

Como já não dava para ir ao ginásio, durante o caminho de ida para casa, me comprometi de ir correr com o meu marido. Se não tivesse assumido esse compromisso certamente que não tinha feito nada, por isso o segredo é me comprometer com alguém, com alguém que não aceite desculpas depois, sim, porque quando cheguei a minha vontade era me deitar, mas se fosse lhe dizer isso ele ia ficar chateado.

Hoje vai se passar o mesmo, vou chegar depois das 20h, devo chegar às 20h45m, estou morrendo de sono que até me dói a cabeça, mas vou fazer de tudo para ir correr hoje e até vou já mandar um sms para ele avisando que hoje há corrida!

O que me vai ajudar a ir hoje é a lembrança de como eu me senti ontem depois da corrida, e eu me senti tão bem! Com a sensação de dever cumprido e com o corpo moído, bom para dormir. Hoje quero sentir essa sensação novamente (e tem uma agravante, o meu colega comprou um bolo para o lanche e eu não resisti).

A seguir à corrida, o jantar foi: três colheres de sopa de feijão preto e três colheres de arroz integral. Comparando às porções que costumo consumir esta correspondia a 1/3 do habitual. A sensação de dever cumprido, de trabalho realizado, nem me fez acordar de madrugada com compulsão para ir à cozinha comer qualquer coisa.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Cnsulta com a nutricionista


 Sábado passado fui à nutricionista que é especializada em alimentação vegetariana. Não pesou e nem mediu, pois o objectivo não era o emagrecimento e sim a adaptação à nova alimentação. No entanto, o plano que ela deu vai me permitir ter todos os nutrientes necessários e ainda perder peso.

Ela explicou-me que quem faz a dieta da proteína, como a que eu fiz, passado o tempo da dieta voltamos a ganhar o peso perdido. Este plano alimentar que ela me deu é para usar no meu dia-a-dia e para sempre! Ou seja, não há cá dietas nem sacrifícios, basta seguir e ir adaptando.

Adorei sobretudo porque fiquei elucidada sobre a substituição da proteína animal pelos grãos, que eu adoro: feijão, lentilha, grão-de-bico, etc (eu que pensava que fazia muito mal em comer isso). Quando cheguei em casa fui ver um vídeo sobre isso e descobri que os grãos têm mais proteína e outros minerais essenciais que a carne!

Aproveitei o domingo chuvoso e fui para cozinha fazer os pratos da semana. Como ainda tenho algum peixe congelado no refrigerador e tem que ser consumido, tirei de lá uma caixa com 4 postas pequenas de pescada e cozinhei com cebola, alho e aipo, cozinhei arroz integral, fiz feijão preto com legumes (poucos) e lentilhas estufadas com cogumelos e espinafres! Já tenho almoço para trazer para a semana toda e ao jantar pretendo ainda fazer uma sopa e alternar com batidos verdes.

O saldo da semana passada é neutro, o peso continua o mesmo, pois apesar de ter deixado de fazer asneiras só fui uma vez ao ginásio. Esta semana o desafio é ir mais vezes, todos os dias para ser mais precisa, não só porque o meu corpo precisa, mas porque a minha mente também pede. O exercício físico é ótimo para afastar a tristeza e estar com os amigos nos faz muito bem.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Estar envolvida com a causa

Uma estratégia que me percebi que funciona muito bem comigo nesta tentativa de perder peso é estar a 100% envolvida com a causa, ou seja, ler livros sobre o assunto, assistir vídeos, pesquisar receitas, etc…

Já me tinha apercebido que quando me distraio, lá vem um bolo, ou uma comida menos apropriada. Esta semana me distraí e pumba: Um croissant! Depois vem o sentimento de culpa, derrota e o do “que se lixe”, e aí vira uma bola de neve.

O importante é saber que, se houve distração, não devemos sentir culpa, está feito! Bola para frente, passar uma borracha e evitar distrações… voltar a ler e pesquisar sobre receitas deliciosas e de baixo valor calórico, ler sobre casos de sucesso, etc…

Outra estratégia muito boa é a união com pessoas que estão na mesma luta, elas vão nos manter no foco e nós iremos querer retribuir. Há troca de ideias, de forças, de palavras positivas, de receitas e quando uma pessoa tropeça a outra, normalmente se esforça para dar força à companheira… é por isso que acho que a táctica dos “vigilante do peso” funciona, pena que não tenho na minha cidade. Já tentei criar uma grupo no facebook, mas ninguém aderiu… A minha ideia era fazer daquele grupo no face uma página de diário para colocarmos lá forças umas para as outras, resultados, ideias, receitas… tudo em vídeos e fotos, sendo um grupo fechado penas nós tínhamos acesso, isso para deixar as mais tímidas à vontade.

Actualmente estou a ler um livro sobre um homem que perdeu 50kg, está a me ajudar a manter o meu foco e amanhã vou a uma nutricionista vegetariana, estou a tentar não criar muitas expectativas sobre a consulta para não estragar no resultado, normalmente quando tenho muitas expectativa sobre alguma coisa sai-me furado.

Palavra chave: foco! Pois a dedicação de hoje é o resultado para o manhã!