quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Legumes amigos

As folhas verdes tem um efeito bastante favorável para a saúde, e por isso têm tido um papel muito importante na alimentação. Podem ser ingeridas cozidas ou cruas, em saladas ou como acompanhamento de sanduíche, etc.

Hoje vou trazer alguns legumes que podem ser nossos grandes amigos:


Abóbora: é dos mais antigos do mundo. Cada 100g tem 19 calorias. É rica em cálcio, fósforo, tem vitaminas A e C.

As sementes da abóbora, ricas em fibra, ajudam a prevenir a prisão de ventre. Combate também os sintomas da menopausa e TPM. Depois de bem lavadas e secas, tempere com sal e levar ao forno por 40 minutos, mexendo de vez em quando.



Curgetes: Cada 100g tem 14 calorias. Absorve com facilidade os condimentos. É ideal como substituto da batata em sopas, de modo a diminuir o valor calórico da mesma.

E ainda é excelente como máscara de beleza para tratar da peles irritadas ou secas. Reduz-se à puré 2 curgetes, adiciona 2 colheres de leite fresco. Basta aplicar sobre o rosto e deixar actuar durante 10 min.

Tomate: Maduro, tem apenas 20 calorias por cada 100g. Rico em fósforo, potássio, cálcio e vitaminas A e C. 

Ajuda na saúde cardiovascular e protege-nos contra o cancro. É muito benéfico para a actividade cerebral.

É antioxidante e muito útil no controle do colesterol.


Em breve mais legumes amigos! Mas para estes dias já dá para abusar bastante destes aqui. Fiz uma sopa de abóbora com courgettes (no lugar das batatas) e vou fazer uma salada de tomate temperada com um dentinho de alho bem picadinho para a acompanhar umas espetadas de perú!



2 comentários:

  1. Ótimas dicas, e abóbora e tomate tem aos montes no Brasil. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso aí, é só deixar a imaginação fluir...

      Eliminar