quarta-feira, 27 de março de 2013

Aula interessante

Quinta-feira no ginásio onde ando vai ter uma aula, excepcional, que se chama "sh'bam", procurei no youtube e gostei do que vi, fiquei tão empolgada é uma pena não poder partilhar deste momento com uma amiga, seria tão mais divertido!




segunda-feira, 25 de março de 2013

Exercícios para queimar muitas calorias


  • Polichinelos: alonga e aquece os músculos dos braços e pernas, exige muita coordenação motora. Pode ser feito ao ar livre o que torna ainda mais agradável;
  • Alpinismo: não se trata de alpinismo mesmo à sério, trata-se de fazer escalada em locais apropriados para isso, onde uma parece é equipada para ser escalada pelo praticante que está seguro por um equipamento próprio;
  • Burpees: trata-se de um movimento em que o praticante se coloca de cócoras e salta o mais alto que pode. Envolve muitos músculos ao mesmo tempo: ombros, braços, peitorais e pernas;
  • Subindo escadas: em casa, no escritório, enfim, em qualquer lado, vai beneficiar a parte traseira do corpo tonificando-a. Três lances de escadas equivalem a 10 minutos de caminhada.
Por agora é só, vamos aproveitar e diversificar os nossos movimentos!

Polichinelos

Alpinismo

Burpees

Subir escadas


domingo, 24 de março de 2013

Pesagem da semana

Nada boa! Aumentei 200 gramas... antes isso que aumentar 2 quilos! Ontem fiz um jantar nada amigo: salsicha com espaguete e natas, estava um pecado.

Sexta-feira passada comecei no ginásio e recomendaram-me uma actividade mais moderada que foi o BODY VIVE, depois que eu saí de lá me perguntei: Moderada? Estou morta! hahahaha

Suei muito e no dia seguinte fiquei de rastos com dores na perna. Mas isso é bom, quer dizer que o músculo foi trabalhado. Alguns movimentos eu não consegui fazer, mas com o tempo vai lá.

Amanhã vou fazer Aula de Pilates e na terça um tal de Body Balance, este não me atrai muito, estive a ver uns vídeos no Youtube e acho muito difícil de fazer, mas eu estou por tudo!


sábado, 23 de março de 2013

Marmita campeã da semana: tortelini

A minha ementa durante essa semana foi um pouco mais variada, mas ainda sim com muito mais peixe e legumes, principalmente bacalhau, couve-for e brócolos.

A de terça-feira foi eleita a campeã. Gosto muito de massa e ao contrário do que costumo fazer, o prato esteve divido em 50% de massa e 50% de salada, em outros tempos era 100% de massa! Já consigo me desligar mais de velhos hábitos sem sofrer.

O importante é compreender que podemos comer tudo, basta saber lidar com as quantidades.


quarta-feira, 20 de março de 2013

Receita da semana: salada de quinoa

Trata-se de um cereal rico em proteína que ajuda a ganhar massa muscular para os praticantes de exercício físico.

É uma fonte de carboidrato com baixo índice glicêmico, o que leva muito mais tempo para ser transformado em açúcar pelo sangue.

Mais informação: Aqui


terça-feira, 19 de março de 2013

Saga à procura de ginásio

Decidi que vou frequentar um ginásio, pois fazer exercício em casa não está a resultar, são mais os dias que não faço do que os que faço.

Estive à procura de algum perto do meu trabalho, mas são todos caros! Entre os 60€ e 80€, é muito para mim, eu não queria gastar mais do que 30€! No entanto estou inclinada para um que não fica tão longe e é 40€, mas só decido depois de ir visitar outro ao pé de casa.
Só tenho pena de não ter companhia, fico envergonhada de chegar lá sozinha e tal…

segunda-feira, 18 de março de 2013

Ovo: vilão ou mocinho?

Durante muito tempo o ovo foi acusado de ser responsável pelo aumento do colesterol, se consumido com frequência. Entretanto esse mal entendido já foi desfeito graças a pesquisas recentes.


As pesquisas revelaram que o que causa o aumento do colesterol no organismo são as gorduras saturadas, muito presentes em carne e leite, por exemplo. A gordura saturada no ovo é só 1,5g das 5g de gordura que este contém. Pesquisadores de Harvard, E.U.A., consideram que o consumo de sete ovos por semana altera pouco os níveis de colesterol no sangue, no entanto recomendam prudência para quem tem o colesterol alto, estes devem consumir até três ovos por semana.


É considerado uma proteina de ótima qualidade e ajuda na perda de peso, pois sacia com mais facilidade. Ao ser consumido no desjejum ajuda a diminuir a fome ao longo do dia e consumido ao final do dia ajuda a desaparecer a vontade de consumo de doce, muito comum neste horário. 

No domingo costumo cozer 5 ovos e levo na marmita todos os dias para o trabalho e como por volta das 9h. Mas de tanto ouvir que isso iria me fazer mal, resolvi pesquisar sobre o assunto.




domingo, 17 de março de 2013

Resultado da semana

Estive o dia inteiro à espera de uma oportunidade para gravar um vídeo sobre o a semana com o resultado. Mas foi impossível...

Mas aí vai o resultado: 90,300Kg

Estou contente porque perdi 700g, é pouco mas pelo menos não aumentei e estou confiante ainda.

Estive a pensar e decidi que vou me inscrever em um ginásio, porque fazer ginástica em casa é mentira, não faço. O problema é que não tenho que me acompanhe ao ginásio... com companhia é muito mais fácil, pois uma puxa pela outra. Mas vou sozinha mesmo.

Amanhã tenho um aniversário à noite e estou decidida a não comer bolo e nem nada que esteja proibido e que estrague o meu trabalho.


sábado, 16 de março de 2013

sexta-feira, 15 de março de 2013

A marmita campeã da semana

Como já tinha dito aqui no blog, eu levo comida para o trabalho, por uma questão de economia e por ser mais saudável.

Durante esta semana apostei na pescada, trouxe de forno e cozida. Só pequei no acompanhamento: arroz ou batata, está difícil me livrar desses carboidratos, mas para a semana que vem estou a planear levar outros tipos de acompanhamento.

A marmita dessa semana que mais gostei, foi a de quarta-feira: pescada no forno com cebola e tomate. Eu adoro comida de forno! :)


quarta-feira, 13 de março de 2013

A receita saudável da semana



Organização para reeducação alimentar

Durante este tempo todo de tentativa de perda de peso, aprendi algumas coisas importantes, especialmente com os meus erros. É preciso ter em conta os seguintes pontos:

  • Só comprar para a dispensa itens saudáveis como frutas e legumes e dispensar biscoitos, chocolates e refrigerantes;
  • Nunca vá às compras com fome, ir com fome faz com que compremos alimentos muitos calóricos;
  • Comer de 3 em 3 horas;
  • Esquecer a frase: "só hoje". Isto é para bêbados que nunca cumprem;
  • Mexer o corpo, nem que seja uma caminhada (em marcha rápida);
  • Nunca diga à ninguém que está a fazer dieta, as pessoas têm a tendência de nos oferecer docinhos;
  • Diminuir no sal e cortar no açúcar, em alternativa ao açúcar apostar no adoçante; 
Por hora foi o que aprendi até hoje, mas sei que tenho muito para aprender e que se só seguir estas regras já vou melhorar em muito a minha saúde e conseguir perder peso.

terça-feira, 12 de março de 2013

Ataque de ansiedade

Ontem tive um forte ataque de ansiedade, mas o venci!

Minha colega me disse que tinha ido comer pastel de vento no fim de semana, imediatamente fiz cálculos de cabeça: não almoço o que trouxe e com os 5€ que tenho no bolso vou comer pastel de vento. Seria um crime contra a minha dieta, pois este frito deve ter muitas calorias!

Então, pedi à Deus para afastar estes pensamentos e comecei a escrever este post numa folha de papel, e a ansiedade passou!

Na hora do almoço comi o que tinha trazido: feijão-frade com atum (conservado em água) e fui ao supermercado comprar tangerinas, bolachas integrais e iogurtes magros com os 5€. E mais: consegui cumprir com a meta de comer de 2 em 2 horas.

Hoje, certamente, aparecerá outro ataque de ansiedade, especialmente porque o que tenho para almoço não gosto, que é tofu, mas espero poder superar.  


segunda-feira, 11 de março de 2013

Lista de compras da semana

A alimentação da semana vai ser baseada nos seguintes alimentos:

  • Carnes magras: vaca, vitela;
  • Peixe: pescada, atum enlatado (água);
  • Aves: peito de frango, bife de perú;
  • Fiambre magro;
  • Ovo cozido;
  • Laticínios: Iogurte 0%, leite magro, queijo fresco;
  • 1,5l água por dia, inclui aí chá verde.
Os exercícios:
  • 20 minutos de caminhada em marcha muito rápida todos os dias (vou passar a ir á pé do trabalho para a estação de barcos, e para não perder o barco tenho que quase correr um percurso de quase 2,5km);
  • 15x3 exercícios de abdominais.
Outras medidas:
  • Comer de duas em duas horas;
  • Temperar as carnes com muita especiaria para diminuir no sal;
  • cortar a manteiga, natas e o óleo;
  • cada vez que tiver um ataque de ansiedade: se estiver no trabalho, pegar em uma folha de papel e escrever sobre o que estou sentindo; se for em casa, gravar um vídeo a falar sobre o que sinto ou ir ler blogs.
VAMOS AO TRABALHO!


domingo, 10 de março de 2013

sexta-feira, 8 de março de 2013

Saldo da semana



Esta semana muito depressa, e o saldo foi positivo, a pesar de só me pesar no domingo.

Andei a semana toda a trazer o almoço para o trabalho e foi sempre na base de peixe e frango, o peixe grelhado e o frango de forno. Não cortei nos carboidratos, acompanhava sempre com arroz ou puré de batata.

Ao jantar, já comia uma sopa que uma amiga me fez e que estava maravilhosa: de feijão sem batata.
Acredito que perdi algum peso, não muito talvez 1kg, pois o sinto na roupa. Claro que a semana teve asneiras: comi uma taça de arroz doce uma noite dessas! Ninguém é de ferro.

Agora quanto aos vídeos… dois factores me impedem de por em prática a suas gravações/publicações: vergonha e falta de tempo. Mas creio que se eu conseguisse ultrapassar a falta de tempo a vergonha se ia embora em um instante! J


domingo, 3 de março de 2013

Alguma falta de tempo

Sobre a gravar vídeos aqui para blog tenho andando sem tempo para o fazer, mas não tenho relaxado e a minha retomada está indo bem.

Por causa do do frio, não tenho tido vontade de fazer muito exercício, a pesar de saber que é uma ótima maneira de aquecer, mas o problema é começar.

Para esta segunda feira estou a programar fazer uma caminhada de 3 quilómetos.

E a ementa vai ser:


  • Pequeno almoço: cereais com leite magro;
  • Meio da manhã: ovo cozido;
  • Almoço: peixe espada com arroz e de sobremesa: gelatina;
  • Meio da tarde 1: iogurte
  • Meio da tarde 2: maçã com 4 bolachas maria;
  • Jantar: sopa de feijão, fiambre com queijo;
Ainda não calculei as calorias desta ementa, mas de futuro pretendo fazer.