segunda-feira, 18 de março de 2013

Ovo: vilão ou mocinho?

Durante muito tempo o ovo foi acusado de ser responsável pelo aumento do colesterol, se consumido com frequência. Entretanto esse mal entendido já foi desfeito graças a pesquisas recentes.


As pesquisas revelaram que o que causa o aumento do colesterol no organismo são as gorduras saturadas, muito presentes em carne e leite, por exemplo. A gordura saturada no ovo é só 1,5g das 5g de gordura que este contém. Pesquisadores de Harvard, E.U.A., consideram que o consumo de sete ovos por semana altera pouco os níveis de colesterol no sangue, no entanto recomendam prudência para quem tem o colesterol alto, estes devem consumir até três ovos por semana.


É considerado uma proteina de ótima qualidade e ajuda na perda de peso, pois sacia com mais facilidade. Ao ser consumido no desjejum ajuda a diminuir a fome ao longo do dia e consumido ao final do dia ajuda a desaparecer a vontade de consumo de doce, muito comum neste horário. 

No domingo costumo cozer 5 ovos e levo na marmita todos os dias para o trabalho e como por volta das 9h. Mas de tanto ouvir que isso iria me fazer mal, resolvi pesquisar sobre o assunto.




4 comentários: