domingo, 16 de junho de 2013

O meu maior aliado: Alface

É um vegetal muito pouco energético, pois em sua composição 95 por cento é água. Rica em fibra e quanto mais verde mais rica em vitamina "A". Também fornece ao organismo potássio e cálcio, seus principais minerais. É depurativa e laxante!

Muito usual em saladas e por isso muita gente não tem o hábito de a cozinhar. Aproveitável em sopas e estufados, prática muito comum em França, por exemplo.

Tem sido a base das minhas refeições, um dos acompanhamentos mais indispensáveis. Outro dia tive que comer fora, escolhi o restaurante "Vitaminas" que tem por base saladas e sandes. Escolhi uma salada cuja base foi alface e os outros ingredientes foram: frango desfiado, tomate, cebola, pepino e ovo cozido. para completar uma sopa sem batata!

RECEITA:

ROLINHOS DE ALFACE COM ATUM

Ingredites:

  • 1 alface
  • 200g de atum em água
  • 30g de alcaparras
  • 40ml de azeite
  • 12 fatias de pão de forma sem códea
  • Sal e pimenta preta
Soltar as folhas da alface, lavá-las e escorre-las. Coloca-las em grupos de três em abundante água a ferver com sal durante 30 segundos. Quando retira-las ter o cuidado de não as partir. Deixar escorrer em um pano limpo.
Colocar o atum escorrido e desfeito em um recipiente com o pão cortado em pedaços e as alcaparras. Triturar, temperar com sal e pimenta e ir juntando o azeite até obter um creme ligeiramente espesso. Distribuir pelas folhas de alface. Embrulhar, dobrando primeiro os lados da folha sobe o recheio e enrolando depois o resto da folha. Prender os rolinhos com palito, dispo-los em uma travessa e servir!



2 comentários:

  1. Essas folhinhas são mesmo uma grande aliada! Costumo encher o prato de alfaces pra dá uma ilusão de estar comendo muito. Rsrs...

    ResponderEliminar