terça-feira, 3 de setembro de 2013

Comer pouco antes de ir para a cama

Não há nada como comer umas bolachas recheadas com chocolate, ou uma torrada cheia de manteiga, ou uma valente fatia de bolo, ou uma tablete de chocolate antes de ir para cama, é tão bom, certo? Mas na realidade estes miminhos são uns vilões para quem quer emagrecer.

Durante a noite o metabolismo começa a ficar lento o que faz com que o corpo queime mais devagar tudo o que for ingerido durante este período. Quem deita cedo ou simplesmente fica recostado no sofá não precisa mais do que um prato de sopa ou salada, este tipo de alimento leve até nos ajuda a ter uma boa noite de sono.

Costumamos ter uma sensação de fome quando estamos deitados a ver TV ou a ler antes de dormir, isto nada mais é do que vício, não é fome. Devemos fazer um exercício diário para controlar este vício, senão passamos o dia a fazer um esforço para perder peso e num pequeno instante estragamos todo este esforço! Um pedaço de pão consumido logo de manhã cedo não é a mesma coisa do que ser for consumido antes de dormir...

Devemos seguir estas três regras básicas para as nossas noites e final de tarde:

  1. Jantar cedo e consumir alimentos saciantes;
  2. Deixar de petiscar depois do jantar;
  3. Não consumir hidratos de carbono depois das 18h.
Os meus jantares têm sido a base de legumes salteados e carne branca, e tem dado resultado. Ainda não consegui me livrar do vício de comer qualquer coisa antes de jantar, mas quando a "fome" aperta como  uma gelatina ou um iogurte magro.

E a as noites de vocês? Têm feito muito bobagem?



(Do livro: "As regras de ouro da nutricionista Ágata Roquette")

12 comentários:

  1. Sabe o que é ótimo? Tomar uma xícara de chá calmante antes de dormir... além de garantir uma noite de sono excelente, também dá uma saciada na nossa vontade de comer besteiras! ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa dica! Não tinha me lembrado dessa! Obrigada Ju.
      beijinhos.

      Eliminar
  2. A bolachinha antes de ir dormir é uma tentação á qual já consigo resistir :-)
    Obrigada pelas dicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só consegui resistir deixando de comprar bolachas lá para casa! hehehehe
      Beijinhos.

      Eliminar
  3. A noite é meu período crítico! Eu consigo controlar o dia todo, mas é na noite que sinto fome de verdade, e pra mim fome só se mata com carboidratos :/
    Beijão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noite é mesmo complicada, tens que resistir, força!
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Como te compreendo, também não consigo largar o vício.:)

    ResponderEliminar
  5. O meu problema é que janto muito tarde... janto depois da academia umas 20:30 a 20:40... mas tento comer bem pouco para não "pesar" na hora de dormir :)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também janto tarde Joyce, mas entre o período das 17 às 19 como iogurte, fruta, gelatina, etc. Beijinhos.

      Eliminar
  6. A parte mais dificil pra mim é a noite, além de comer tarde sempre tem besteiras em casa, to tentando sempre controlar, bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não compra besteiras para casa, isso ajuda muito.
      Beijinhos.

      Eliminar