domingo, 24 de abril de 2016

Desafio 30 dias - Dia 5

O quinto dia foi sábado, ontem, e eu não tive tempo de preparar a publicação para o blog. Mas não faz mal, tenho algumas coisas importantes para partilhar.

Logo pela manhã, fui ao ginásio e fiz tês modalidades de seguida que me deixaram de alma lavada e com a sensação de dever cumprido, certamente que queimei muitas calorias e hoje, domingo, tenho o corpo dolorido, o que quer dizer que os músculos trabalharam.

Agora, uma situação importante que tenho para partilhar é sobre a descoberta de uma característica da minha personalidade, que eu sabia que tinha, mas fingia que não sabia: sou indisciplinada. Eu caí na real quando estava a conversar com um amigo. Ele olhou para mim e disse: Sabes o que eu acho que te prejudica? Não é a fome, porque isso todo mundo sente. És indisciplinada!

E eu noto isso nos olhos das pessoas que me conhecem há algum tempo, e é por isso que muitas delas não acreditam que eu sou capaz de atingir o meu objetivo, elas sabem que eu não tenho disciplina.

Isto fez-me reflectir um pouco e reconhecer que as pessoas têm razão, muita gente que luta para perder peso e que consegue, certamente que sente fome no início, mas acabam conseguido devido serem determinadas, coisa que não sou e só consegui ser uma vez.

Então eu tenho que trabalhar um pouco a disciplina, está atenta aos meus compromissos diários, que são para já: fazer exercício, beber muita e cuidar da alimentação. Impor disciplina será uma das grandes ferramentas para eu conseguir atingir o meu objetivo.

E como ser mais disciplinada?

1º - Focar no objetivo: perder peso
2º - Determinar os motivos: porque quero perder peso? para aumentar a minha auto estima e para ter mais saúde.
3º - Obstáculos: ter que ir à restaurantes com amigos, me sentir cansada depois de um dia de trabalho, falta de tempo e controlar a gulodice.
4º - Foco: só existem os nossos objetivos e mais nada nos pode impedir de chegarmos até eles.

Ora, eu tenho sido muito fraca diante dos meus obstáculos, tudo é uma desculpa para deixar para "amanhã" a minha caminhada em direção ao meu objetivo. Portanto, não há outra escolha a não ser "matar" os obstáculos, um por um. Da primeira vez que eu consegui perder peso eu simplesmente fiquei cega os meus impulsos, não cedia a nenhum deles! Isso foi ser disciplinada.

- Se eu tiver que ir a uma restaurante, não vou ceder ao meu impulso de comer o que eu quero por achar que é "só hoje", porque o hoje também conta. É só pedir um prato grelhado e trocar o hidrato de carbono por uma salada!
- Não ceder ao cansaço, porque o meu dia só vai começar quando eu calçar o meu ténis e só depois de o descalçar é que posso ceder ao cansaço.
- Quanto a gula, cada vez que ela atacar posso comer uma fruta ou um iogurte.


2 comentários:

  1. Acho que a disciplina está muito ligada com o estado de espírito. Tive alturas da minha vida em que tive extremamente focada e segui o rumo sem nenhum percalço. Já tive alturas em que me perdi, em que não tinha motivação e por isso não conseguia ser disciplinada. Acho que não devemos exigir demasiado de nós. Acho excelente quereres atingir os teus objectivos, mas não precisas de ser dura contigo. Fraca tu não és!
    Tenho a certeza que aos poucos, conseguirás ter mais "disciplina", tudo no seu tempo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, verdade, dar tempo ao tempo também é importante.

      Eliminar