terça-feira, 26 de abril de 2016

Desafio 30 dias - Dia 8

Para hoje, vamos falar de recaída. Logo no princípio de uma mudança de hábitos saudáveis, pode acontecer de deixarmos nos levar por alguma guloseima ou exagero, pois um hábito para se tornar permanente precisa de uns 30 dias mais ou menos para se afirmar.

Muitas vezes, na minha tentativa de mudar os meus hábitos, eu tinha recaídas: comia exageradamente, comia bolo de chocolate (o meu preferido), comia croissant misto com manteiga, bolacha de água e sal com muita manteiga, enfim. Normalmente me sentia muito em baixo e triste por ter feito isto e no dia seguinte pensava “já está tudo lixado mesmo…”, então voltava a fazer o mesmo… era um círculo vicioso. Mas hoje em dia compreendi que não devemos nos sentir triste se comermos aquele pedaço de bolo que estava tanto a apetecer. Se tiver vontade de comer, coma! Sem culpas e desfrute. Depois o trabalho deve continuar normalmente: os exercícios, a alimentação saudável, o controlo nas quantidades, etc…

Até é saudável que escolhemos um dia na semana para comer alguma coisa que nos apetece e ter consciência de que se acontecer algum deslize pelo meio do caminho, ter o equilíbrio de passar por isso sem dramas e continuar firme e forte.

2 comentários:

  1. O dia da "asneira" é definitivamente necessário! Principalmente se a dieta foi muito rígida. Se não o fizermos temos mais tendência a essas tais recaídas que na maioria das vezes tornam-se mais prejudiciais do que esse dia semanal que escolhemos para comer aquilo pelo o que tivemos a desejar tanto.
    Há pouco quase que comi uma fatia de bolo de coco... fui mastigar uma pastilha sem açúcar. Fiquei triste, mas de certeza que não ficarei triste quando vir os resultados na balança :)
    Continua firme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O dia da asneira até ajuda a diminuir a ansiedade. Beijinhos e obrigada pela força.

      Eliminar